Fazer a gestão de metas corretamente pode mudar a forma como sua equipe enxerga as metas que precisam ser alcançadas pelo time. Tendo em vista que, o planejamento de longo prazo contribui para o desempenho organizacional ser o melhor possível, auxiliando a alcançar metas individuais e coletivas.
Com transparência e organização é possível organizar a estratégia para que a equipe consiga dar o seu melhor, sabendo exatamente quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar.
Pensando nisso, trouxemos todas as informações relevantes sobre gestão de metas e como desenvolver um processo capaz de gerar bons frutos para a empresa e para a equipe. Confira tudo a seguir e compreenda como a gestão assertiva pode aumentar a produtividade e potencializar os resultados do negócio.
O que é gestão de metas?
A gestão de metas e indicadores de performance consiste em estabelecer um processo que permita definir, monitorar, avaliar e alcançar objetivos específicos e mensuráveis ao longo do tempo. Afinal, toda empresa precisa de metas claras que possam nortear a equipe sobre onde é preciso chegar e qual o caminho adotado para tal.
Portanto, é um processo de suma importância, principalmente para empresas maiores. Uma vez que, é preciso ter clareza sobre quais são os objetivos de cada setor, visando coordenar todas as ações da equipe para que seja possível alcançar o padrão de sucesso que o negócio deseja ter.
Sem uma boa gestão de metas se torna impossível fazer uma progressão de objetivos saudável. E isso é ruim por gerar sobrecarga para a equipe que sempre tem uma meta absurdamente alta para alcançar. Diante disso, ao invés de estimular os colaboradores, a progressão de objetivos desestimula e consequentemente prejudica o avanço do negócio.
Elementos fundamentais de uma boa gestão de metas
Uma boa gestão de metas envolve uma abordagem estruturada e eficaz para definir, acompanhar e alcançar objetivos da organização. O que significa dizer em outras palavras, que é necessário ter processos bem estruturados, clareza daquilo que a empresa deseja como resultado e uma série de outros detalhes, entenda mais:
1. Definição clara de metas
As metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado para que os colaboradores possam adotá-las como parâmetro de atuação. Tendo em vista que, isso garante que as metas sejam compreendidas por todos os envolvidos e que haja critérios claros para avaliar o sucesso.
2. Alinhamento com a estratégia
As metas devem estar alinhadas com a visão, missão e estratégias da organização. Isso assegura que as atividades estejam direcionadas para o cumprimento dos objetivos globais do negócio. O que faz com que todos os setores trabalhem em perfeito alinhamento rumo aos objetivos globais da organização.
3. Comunicação eficaz
Para que a estratégia traçada funcione, é preciso existir uma comunicação de maneira clara e aberta a todos os membros da equipe. Isso evita mal-entendidos e garante que todos estejam na mesma página em relação às expectativas. Viabilizando que todos deem o seu melhor rumo ao sucesso do negócio.
4. Participação e engajamento
O engajamento dos colaboradores na definição das metas pode aumentar o senso de responsabilidade e motivação de todos. Uma vez que, o processo de envolver as pessoas possibilita que elas se sintam parte do processo. Diante disso, elas ficam mais propensas a se comprometerem com o alcance das metas.
5. Monitoramento regular
Acompanhar o progresso da equipe é fundamental. Isso pode envolver a coleta de dados, análises e relatórios periódicos para avaliar o desempenho e fazer ajustes conforme necessário. Afinal, dependendo do comprometimento da equipe, alguns objetivos podem ser alcançados antes daquilo que foi imaginado. Bem como, algumas etapas podem demorar mais que o previsto.
Por isso, é muito importante que se tenha em mente que todo processo de gestão deve ser periodicamente analisado, para que os ajustes possam ser realizados de modo que a progressão do projeto seja entendida e acompanhada de perto. Uma vez que, cada etapa tem seus próprios desafios e os gestores sempre devem dar suporte ao time.
6. Feedback contínuo
Fornecer feedback regular aos colaboradores sobre seu desempenho em relação às metas ajuda a manter todos informados sobre o progresso e permite que façam ajustes quando necessário. O feedback tem grande importância para que ninguém se perca em relação aos resultados que estão sendo alcançados.
7. Flexibilidade e adaptação
À medida que as circunstâncias mudam, os objetivos da empresa podem precisar ser ajustados. Por isso mesmo, a boa gestão de metas permite a flexibilidade para reavaliar e adaptar os processos conforme necessário. Justamente para que a equipe possa ter suporte, manter a eficiência e perceber que não se trata de uma obstinação em prol de um objetivo.
Afinal, o segredo do sucesso consiste justamente em construir o sucesso a cada passo, tendo uma equipe capaz de atender a demanda da empresa, auxiliar em seu crescimento e tornar o processo de avanço do negócio sustentável e saudável. Somente buscar o crescimento sem aprendizado contínuo e melhora da estrutura do negócio durante o desenvolvimento das estratégias não será sustentável.
8. Reconhecimento e recompensa
Celebrar os sucessos e reconhecer os esforços realizados para atingir aquilo que foi desejado pela equipe é importante para manter a motivação. Quando os objetivos são muito grandiosos, as celebrações devem ser proporcionais. Afinal, a equipe precisa estar 100% comprometida e deve ter o reconhecimento desejado.
Vale a pena, inclusive, avaliar o que os profissionais vislumbram como uma recompensa valiosa e verificar a possibilidade de oferecer para aqueles que alcançarem os objetivos traçados. Dessa forma, o estímulo tende a ser maior para que todos realmente se empenhem em prol dos objetivos da empresa.
9. Apoio da liderança
Os líderes desempenham um papel fundamental na promoção de uma cultura de gestão de metas. Eles devem fornecer orientação, recursos e apoio para que as equipes realmente consigam alcançar aquilo que foi traçado em conjunto. Principalmente, evitando que apenas um ou alguns colaboradores deem o melhor de si enquanto outros seguem acomodados.
É preciso que os líderes observem o empenho de todos para que as recompensas sejam oferecidas de forma proporcional e adequada, justamente para evitar que alguns se sintam injustiçados e isso reduza a adesão do time nos próximos ciclos de alvos a serem alcançados.
10. Avaliação e aprendizado
Após a conclusão do ciclo, seja ele de sucesso ou não, é importante realizar uma avaliação abrangente para identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Essa análise contribui para o aprendizado contínuo e aprimoramento do processo de gestão, possibilitando maior assertividade no próximo ciclo.
Quais os benefícios para empresa e colaboradores?
Uma empresa que investe em gestão de indicadores e metas usufrui de inúmeros benefícios, como:
Impacto positivo no desempenho e produtividade
Tendo um foco claro para suas atividades diárias é possível evitar distrações e direcionar seus esforços para alcançar resultados específicos. Isso é especialmente útil em um mundo cheio de informações e demandas constantes, por contribuir positivamente para o aumento do desempenho da equipe e sua produtividade.
Engajamento e motivação dos colaboradores
Ter metas tangíveis e desafiadoras pode ser uma fonte poderosa de motivação. A sensação de progresso em direção a uma meta pode estimular a energia e a determinação para superar obstáculos e continuar avançando. Além disso, quando o colaborador se percebe desafiado, ele tende a se desenvolver.
O que é excelente para que se tenha ótimos resultados dentro da organização, garantindo que se possa melhorar continuamente a performance da equipe justamente por existir um progresso a partir de cada novo objetivo que se deseja alcançar.
Alinhamento das ações individuais com os objetivos da empresa
É muito importante que toda a equipe se alinhe, garantindo que as ações individuais sejam sempre em prol daquilo que se quer alcançar como time. Se isso não ocorrer, a equipe perde a sintonia e os resultados ficam comprometidos. Portanto, é muito benéfico que todos tenham em mente o que precisam fazer.
De modo que, todos possam adotar uma conduta coerente com os objetivos que desejam alcançar como time. Dessa forma, é possível garantir que ninguém fique sobrecarregado enquanto os colegas estão deixando de lado as posturas que deveriam adotar em prol de alcançar os resultados pretendidos.
Melhoria do desempenho organizacional e da tomada de decisões
Uma equipe que tem um foco, consegue melhorar seu desempenho organizacional. Além disso, quando todos sabem exatamente o que se espera alcançar é natural que a equipe tenha maior autonomia para a tomada de decisões. Afinal, os colaboradores sabem o que é importante para a organização.
E com olhos atentos aos objetivos, conseguem usufruir de autonomia para que possam ter ótimos resultados nas decisões que tomam rapidamente com o objetivo de beneficiar o negócio e viabilizar o sucesso que pretendem alcançar dentro da equipe.
Qual a função das metas?
É importante ter clareza de que metas possuem uma função específica dentro da organização que é a de determinar o que se deseja alcançar como resultado a partir de ações estratégicas, dando o direcionamento para a equipe. Além disso, elas também possuem funções secundárias, como:
Estabelecer direcionamento e foco para a equipe
As metas fornecem uma direção clara e definida para onde se deseja ir. Elas ajudam a evitar a sensação de vagar sem propósito e a orientam na tomada de decisões que estejam alinhadas com seus objetivos. Além disso, funcionam como uma ferramenta para manter a motivação da equipe em alta.
O que é importante para que todos saibam quais são as atitudes diárias que podem ser tomadas com o objetivo de alcançar aquilo que é esperado de cada colaborador na empresa. Portanto, é muito importante trabalhar com foco em alcançar aquilo que foi estabelecido como resultado esperado.
Tendo em vista que, todos na equipe saberão exatamente sua importância para o resultado pretendido. Bem como, saberão o que fazer. Dessa forma, não há sobrecarga na equipe e todos podem adotar como postura habitual dar o melhor de si dentro da empresa, aumentando assim a produtividade.
Medir o progresso e o sucesso das atividades
As metas fornecem um meio tangível de medir o progresso. Ao definir marcos e acompanhar seu avanço em direção a uma meta, você pode avaliar com mais precisão o quanto já realizou e quanto ainda falta. Mesmo quando uma atividade não demonstra o progresso esperado, existe um indicador importante que acabou de ser observado.
Portanto, é algo muito importante que o gestor precisa acompanhar de perto. Sempre visando que seja possível garantir alinhamento, para que o progresso e sucesso das atividades seja sempre alcançado. Afinal, quando algo não está conforme o esperado e é ajustado, a equipe consegue aproveitar o novo direcionamento para que alcance o objetivo inicial.
Identificar oportunidades de melhoria e correção de rumo
Ter metas claras permite aos envolvidos a identificação de pontos que apresentam falhas operacionais. Dessa forma, é possível garantir que todos os gestores possam identificar os pontos que merecem mais atenção, visando fazer correções e implementar melhorias no negócio.
O processo é muito importante para o crescimento da empresa. Afinal, quando oportunidades são percebidas ao longo da jornada de trabalho visando o crescimento do negócio, é interessante ter sensibilidade de ajustar os objetivos para que a nova oportunidade possa caber no novo planejamento.
Promover uma cultura de alta performance e accountability
Alcançar uma meta proporciona um sentimento de realização e satisfação. Isso pode aumentar a autoestima e a confiança, incentivando a cultura da alta performance na equipe. Além disso, é possível promover no time a cultura de accountability, que é o comprometimento com os resultados que todos desejam alcançar.
Portanto, é de suma importância que todas as organizações estabeleçam alvos para os setores, visando que os colaboradores entendam a importância de cada um na equipe para alcançar aquilo que é importante para o crescimento do negócio e para que todos possam se desenvolver.
Qual a importância de trabalhar com metas?
Toda empresa deveria trabalhar com metas claras para que seja possível orientar a equipe em relação aos objetivos que todos devem ter como norte de suas decisões diárias. Tendo em vista que, essa orientação clara trará uma série de estímulos importantes para a equipe e para o sucesso do negócio, entenda a importância:
Estímulo ao autodesenvolvimento e ao aprendizado contínuo
Quando uma equipe tem metas claras, o autodesenvolvimento e aprendizado contínuo são inevitáveis. Tendo em vista que, é essencial trilhar um caminho de aprendizado contínuo para que se possa ser eficiente e alcançar todos os objetivos que são traçados ao longo dos ciclos do negócio. O aprendizado contínuo é, sobretudo, benéfico para o colaborador.
Criação de um ambiente de trabalho mais transparente e organizado
Quando todos sabem exatamente o que se deseja alcançar, o ambiente de trabalho é muito mais transparente. Além disso, só fica na equipe aquele profissional que realmente está disposto a se manter engajado com a proposta do local. Uma vez que, a transparência dá a todos a possibilidade de oferecer o melhor de si para o time e também cobrar dos colegas.
Portanto, sempre que alguém começa a destoar do time que está trabalhando em alta performance, o próprio grupo tende a cobrar do colega uma posição diferente. E isso é ótimo para que ninguém sinta que trabalhou sozinho sem o apoio do time em busca de seu objetivo.
Fortalecimento do trabalho em equipe e da colaboração entre setores
Uma organização que se desenvolve em prol de alcançar objetivos específicos consegue compreender que os resultados só virão se todos derem o melhor que podem. E isso faz com que se crie uma ótima equipe, altamente engajada e onde todos entendam a importância uns dos outros.
Quando todos os colaboradores percebem que são essenciais para que o negócio possa continuar prosperando no mercado, o alinhamento do time facilita o trabalho. Afinal, todos entendem que se um falhar no processo, naturalmente a equipe inteira irá falhar e deixar de cumprir a meta estabelecida.
Ter esse senso de equipe e entendimento da importância de um em prol de todos é fundamental. Uma vez que, faz com que todos se comprometam com o sucesso do negócio e entendam a importância de dar o melhor de si todos os dias para alcançar os objetivos comuns da equipe. Resumidamente, é um cuidado que toda empresa deveria ter.
Impulsionar o crescimento e a competitividade da empresa no mercado
Além de garantir integração, todo profissional com uma meta clara a ser alcançada deseja dar o melhor de si para ganhar um bônus alto. Por isso, também existe o benefício de impulsionar o crescimento dos colaboradores e a competitividade saudável entre eles, impulsionando todos os setores ao mesmo tempo.
Como fazer gestão de metas?
A gestão de metas exige processos claros, que devem ser feitos seguindo alguns parâmetros. Definir metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais), por exemplo, é o primeiro passo. Para que todos possam seguir tendo consciência dos objetivos e total clareza daquilo que foi acordado.
Além disso, é importante que os colaboradores estejam envolvidos na definição das metas individuais e coletivas. Afinal, a opinião deles é de quem vivencia o cotidiano da empresa e pode contribuir muito para trazer maior clareza para o processo, garantindo eficiência e boas decisões.
No mais, a equipe precisa estar disposta a agendar diversas reuniões de alinhamento ao longo do processo, para que seja possível ajustar as metas conforme necessário. Tendo em vista que, o acompanhamento constante do progresso e resultados alcançados faz toda a diferença para que se possa ser eficiente no processo.
Também é importante oferecer suporte e recursos necessários para o alcance das metas. E isso poderá ser melhorado quando a equipe tem reuniões periódicas para alinhar. Afinal, é possível perceber demandas dos processos enquanto os profissionais estão vivenciando a jornada rumo aos objetivos. Por isso mesmo, é importante ter processos claros, eficientes e compatíveis com a realidade da empresa.
Como a metodologia OKR pode ajudar na gestão de metas?
A metodologia OKR (Objectives and Key Results) consiste em uma forma de medir e reavaliar os objetivos da empresa e as metas, bem como, os resultados alcançados de maneira regular e frequente. Dessa forma, é possível garantir alinhamento estratégico durante todo o processo. Aspecto que é de suma importância para que o negócio tenha eficiência.
Além disso, a aplicação da metodologia OKRs fornece uma estrutura objetiva para avaliar o progresso e os resultados. Isso facilita a identificação de realizações e contribuições significativas, o que pode levar ao reconhecimento adequado de cada membro da equipe. Aspecto que é fundamental para a valorização dos esforços individuais.
Vantagens de adotar a metodologia OKR para a gestão de metas
Trouxemos algumas das principais vantagens de adotar a metodologia em seu negócio, conheça quais são e identifique se é a forma correta de desenvolver os objetivos que sua equipe deve alcançar:
- Clareza e foco: Os OKRs enfatizam a definição clara de objetivos e resultados-chave mensuráveis. Isso proporciona clareza sobre o que precisa ser alcançado e ajuda a concentrar esforços naquilo que realmente importa, evitando que o time perca tempo com tarefas que são secundárias.
- Alinhamento organizacional: A metodologia OKR permite o alinhamento vertical e horizontal em toda a organização. Os objetivos da empresa podem ser desdobrados em OKRs de equipes e indivíduos, garantindo que todos estejam trabalhando na mesma direção.
- Desenvolvimento de hábitos produtivos: A estrutura dos OKRs incentiva a definição de metas desafiadoras e alcançáveis. Isso pode cultivar hábitos produtivos, promovendo uma mentalidade de busca de objetivos ambiciosos. Além de atuar desenvolvendo a cultura da alta performance na equipe.
- Crescimento e melhoria contínua: A busca constante por resultados-chave desafiadores promove um ambiente de melhoria contínua e crescimento. Os OKRs incentivam a reflexão sobre o que pode ser melhorado e como superar obstáculos.
Exemplos de empresas que utilizam o OKR com sucesso
Uma empresa de sucesso que todos nós conhecemos e usa OKR é o Google. Empresa que foi, inclusive, responsável por popularizar o uso da estratégia. Além deles, várias outras empresas usam o método, como: Nubank, Twitter e LinkedIn e outros negócios que são marcas reconhecidas e famosas.
Quais são as principais metas de uma empresa?
Toda organização deve ter objetivos claros, por isso, trouxemos quais são os principais exemplos que podem ser aprendidos pela equipe de gestão de metas, para que possa ter bons resultados. Tendo em vista que, é possível ter ótimos resultados quando se sabe exatamente onde a equipe deseja chegar, confira:
Exemplos de metas financeiras, operacionais e de crescimento
Aumentar a receita é uma meta comum para muitas empresas. Isso pode envolver metas específicas de aumento percentual da receita em um determinado período. Uma meta de crescimento pode ser, por exemplo, aumentar em 5% o volume de vendas no próximo mês. Para isso, basta usar os indicadores do mês anterior e desenvolver estratégias para alcançar o resultado.
Outra possibilidade é expandir para novas regiões geográficas ou segmentos de mercado pode ser uma meta estratégica para empresas que buscam crescimento. Assim como, aumentar a margem de lucro é uma meta financeira comum para melhorar a saúde financeira da empresa, seja qual for o segmento de atuação.
Metas relacionadas à satisfação do cliente e à qualidade do produto/serviço
Manter os clientes existentes é tão importante quanto adquirir novos. As metas de redução da taxa de cancelamento (churn) podem ser estabelecidas em caso de empresas que são de serviço de assinatura, por exemplo. Afinal, é importante evitar cancelamentos para manter uma base de clientes ampla e que impacta positivamente o faturamento do negócio.
Outra possibilidade que é importante para empresas de todos os setores é ter como objetivo melhorar a eficiência e a produtividade dos processos internos. Uma vez que, é uma forma de reduzir custos e melhorar a qualidade, impactando diretamente o cliente por proporcionar o melhor, com preços que são competitivos.
Implementar uma política de avaliação da satisfação do cliente é um caminho importante. De modo que, a empresa possa ter feedback dos consumidores, contribuindo para implementar melhorias que são sinalizadas pelo público que já é consumidor da marca.
Metas de inovação e desenvolvimento de novos produtos
Definir metas para o lançamento de produtos inovadores ou para promover uma cultura de inovação dentro da empresa. Para tal, é importante que o negócio invista continuamente em pesquisa, visando ter insights não só de quais são as demandas dos clientes, como também, de quais são as novas tecnologias que podem ser usadas no desenvolvimento de produtos.
Afinal, inovar não é nada simples! Mas com o investimento adequado é possível trazer resultados que são acima da média para que a empresa possa aproveitar a demanda reprimida de mercado visando vender bastante, se diferenciar e ser um negócio cada vez mais competitivo em sua área de atuação, possibilitando o crescimento empresarial e satisfação do cliente.
Quais práticas devem estar associadas à gestão de metas?
Não basta que os gestores reúnam a equipe, indiquem o percurso e os objetivos a alcançar e não façam uma gestão eficiente do processo. Por isso, é importante perceber que algumas práticas devem ser adotadas, justamente com o intuito de melhorar os processos e possibilitar eficiência, para isso, confira as práticas que devem ser adotadas:
1. Feedback e reconhecimento pelo alcance das metas
Absolutamente todo ser humano deseja ter reconhecimento por seus esforços. Portanto, é importante ter como parte da cultura do negócio o feedback e reconhecimento daquilo que a equipe foi capaz de fazer. Justamente para que todos vejam motivos para continuar dando o melhor durante o expediente.
2. Desenvolvimento de planos de ação para superar desafios e obstáculos
Obstáculos sempre vão surgir quando os planos da equipe são ambiciosos. Por isso mesmo, é de grande importância que o time seja capaz de contar com uma gestão eficiente que irá auxiliar a superar as dificuldades e lidar com obstáculos. Ter suporte é fundamental para a conquista de resultados que são acima da média.
3. Uso de indicadores de desempenho para monitorar o progresso
Os indicadores de desempenho são essenciais para que a equipe tenha o progresso constantemente monitorado. Caso contrário, o processo perde eficiência e os colaboradores ficam sem saber o que pode ser melhorado para alcançar objetivos de médio e longo prazo. Fazendo reuniões periódicas todos vão entender como está a performance, o que precisa ser melhorado, como isso pode ser feito e possam aproveitar os indicadores como um mapa para o caminho que desejam seguir.
Como um software de gestão de metas facilita o processo?
Um software de gestão de metas facilita muito o processo de alcançar resultados na empresa. Tendo em vista que, possibilita uma série de resultados, como:
Automação de tarefas e centralização das informações
Essa ferramenta oferece um local centralizado para armazenar todas as informações relacionadas às metas, incluindo objetivos, resultados, prazos e status de progresso. Isso evita a dispersão de informações e facilita o acesso rápido aos detalhes relevantes para a equipe trabalhar.
Além disso, muitas atividades repetitivas e burocráticas ficam automatizadas. O que permite que a equipe ganhe tempo, garantindo que não seja necessário dedicar um colaborador para fazer processos repetitivos. Ter a equipe usando sua expertise para aquilo que a tecnologia é incapaz de fazer é fundamental. Afinal, permite o foco no core business.
Tornar a comunicação e colaboração entre os membros da equipe mais fácil
Um benefício importante é que todos os responsáveis conseguem acessar as informações no sistema. O que torna possível usufruir do envio de notificações e lembretes automáticos para garantir que prazos não sejam perdidos. Portanto, o processo se torna muito mais prático e fácil, evitando que existam falhas na execução de etapas do projeto.
Além disso, dependendo do sistema usado é possível atribuir as tarefas pendentes, distribuindo as responsabilidades e obrigações de forma prática. O que é importante para que todos visualizem as demandas em aberto. Dessa forma, um profissional acaba auxiliando o outro e todos contribuem para que os objetivos do time sejam alcançados com eficiência e qualidade.
Acompanhamento em tempo real dos resultados e métricas de desempenho
Um dos maiores benefícios de um software de gestão de metas é a capacidade de monitorar o progresso em tempo real. Os usuários podem atualizar regularmente o status das metas e dos resultados, permitindo que todos saibam como as coisas estão progredindo, além de também facilitar a visualização das informações.
Aproveite o processo de gestão de metas para tornar a sua empresa mais eficiente. Com o uso de tecnologia e engajamento da equipe a empresa consegue turbinar os próprios resultados, impactando não só a satisfação do cliente, como também, possibilitando melhor remuneração para o time que demonstra sua dedicação em cada processo executado.
Conclusão
Em conclusão, a gestão de metas é uma ferramenta fundamental para direcionar as atividades da equipe e alcançar o sucesso organizacional. Através de uma abordagem estruturada, como a metodologia OKR, é possível definir objetivos claros, monitorar o progresso, promover o alinhamento entre os setores e impulsionar o crescimento da empresa.
A implementação de práticas eficazes, como feedback constante, reconhecimento dos esforços, uso de indicadores de desempenho e o auxílio de softwares de gestão de metas, contribui para uma gestão mais transparente, eficiente e produtiva. Ao adotar essas estratégias, as organizações podem fortalecer sua cultura de alta performance, melhorar o desenvolvimento da equipe e garantir resultados consistentes e sustentáveis a longo prazo.